No cenário virtual em que vivemos, conteúdos tomam proporções estrondosas num piscar de olhos. Alguns conteúdos, de forma inesperada, são compartilhados, divulgados, compartilhados e recompartilhados e, depois disso, compartilhados mais uma vez. Esses conteúdos espalham-se como com um vírus: daí vem a expressão do famoso conteúdo viral que tanto falamos na internet.

Khaby Lame, jovem de 21 anos nascido em Senegal e que hoje é morador italiano, certo dia entediado em meio à pandemia em abril de 2020, criou uma conta na rede social TikTok sem nenhum tipo de pretensão além de apenas passar o tempo e ter um pouco de diversão.

A rede social é repleta de postagens de usuários com vídeos de tutoriais complexos e mirabolantes para a solução de tarefa rotineiras. Khaby começou a gravar vídeos em que, de forma debochada, simplifica esses tutoriais sempre com uma engraçada expressão facial de sarcasmo e desânimo. E isso foi o suficiente para que o perfil do jovem se tornasse viral, com mais de 18,7 milhões de seguidores no Instagram e mais de 61 milhões no TikTok. Hoje, o perfil de Khaby, nos rankings da rede TikTok, se tornou o perfil mais seguido da Itália e top 10 dos mais seguidos do mundo! Conteúdos virais são aqueles que se expandem rapidamente e em grande escala. É por isso que, através do marketing viral, você pode atingir milhões de interações e seguidores em segundos.

O perfil criado em abril de 2020 demorou 1 ano inteiro para alcançar 1 milhão de seguidores; porém, no dia 12 de abril de 2021, ele explodiu para incríveis 6 milhões. Depois de 10 dias, o perfil já acumulava 24 milhões de seguidores e segue aumentando exponencialmente. Por exemplo, um de seus vídeos em que simplesmente temos em cena Khaby cortando uma folha de papel higiênico já ultrapassou a casa dos 220 milhões de visualizações, enquanto outro em que ele apenas descasca uma banana ultrapassa os 240 milhões. Um absurdo, não é?

Uma das possíveis razões do sucesso de seus vídeos é que Khaby não fala uma única palavra na maioria deles, criando um conteúdo de fácil entendimento e universal para quase todas as línguas e nações. Conteúdos como esses, feitos em forma de vídeos simples e memes, são de rápido e fácil compartilhamento, e quanto mais descomplicado esse processo, maior a sua dispersão.

Fã de futebol, o garoto tem realizado sonhos com suas publicações interagindo com estrelas famosas como Arthur Melo, volante da Juventus, e Alessandro Del Piero, lendário atacante italiano.

Tudo isso em apenas 1 ano e 2 meses. A decisão de abrir um perfil na rede social mudou a vida do jovem senegalês, que ainda mora com os pais num conjunto habitacional popular na Itália. Ao perceber que a brincadeira se tornou algo profissional, o menino já contratou a assistência de uma agência especializada para cuidar da sua marca e imagem digital, assim como o nosso case nacional do famoso cara do “Oi, Letícia, né?”, o TikToker Mario Jr. Vivemos num mundo de cisnes negros digitais. Não sabe o que é um cisne negro? Confira esse conteúdo aqui.

Cada vez que você se projeta na internet, corre o risco do seu conteúdo explodir.

E aí, será que sua próxima postagem vai tornar você uma estrela?

Matheus Sesterhenn

Estratégia

Mais sobre a SPR

TRABALHOS

CLIENTES

PRODUTOS

PALESTRAS

BLOG