SPR cria painel de led com sensor de proximidade para alertar a população para a importância do distanciamento social

Iniciativa chamou a atenção do público que circulou pela Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre, no auge da pandemia no Rio Grande do Sul

Um painel de led com sensor de proximidade instalado na Rua dos Andradas, na região central de Porto Alegre. Foi com essa iniciativa, que une estratégia e criatividade com uma pitada de ousadia, que a SPR buscou sensibilizar a população da capital gaúcha para a importância do distanciamento social. No início da pandemia, as pessoas ainda não estavam bem informadas sobre as medidas de prevenção do coronavírus (Covid-19). Com esse insight, a SPR foi em busca de uma ideia que se destacasse e conscientizasse sobre a importância de evitar o contato e manter a distância. E foi assim que nasceu a solução “painel que tosse”, um painel de led com sensor de proximidade que tosse quando algum pedestre chega perto e emite a seguinte mensagem: “Se fosse uma pessoa de verdade, você já estaria infectado”.

O painel gigante despertou a curiosidade e o interesse do público que circulou pelo centro de Porto Alegre. A execução do projeto demandou grandes desafios, devido aos recursos tecnológicos necessários. A ideia da SPR só pode ser executada com o apoio e a força-tarefa dos fornecedores parceiros. A agência destaca ainda que o projeto só pode ser realizado graças ao talento de diferentes empresas parceiras, como Sinergy Novas Mídias, a Org Studio, Aro-mm Model Manager, Batuque Música e Brasão Real Filmes.

“No meio do mar de impactos de comunicação sobre o uso da máscara durante a pandemia do coronavírus, pensamos em um projeto que conseguisse a atenção do público e a adesão das pessoas ao que as autoridades solicitavam naquele momento. Foi mais um projeto proativo da SPR, que vem se notabilizando neste tipo de iniciativa. A criatividade e a estratégia provam mais uma vez seu valor”, destaca o diretor de estratégia e inovação Gustavo Ermel.

O diretor de criação Fábio Henckel reforça que a visão da SPR é estar sempre um passo à frente. “Num momento em que se falava ‘fique em casa’, a gente entendeu que o próximo passo natural seria voltar às ruas, mas com um novo comportamento. Por isso, a ideia foi surpreender os desatentos para evidenciar a distância segura, algo bem incomum para nós, brasileiros, que gostamos de proximidade. Graças ao talento de grandes parceiros, o trabalho foi muito bem executado, ficou bonito, forte e, paradoxalmente, ao mesmo tempo que atrai, afasta as pessoas. Não é uma loucura?”, brinca Henckel.

Confira a ação no vídeo case:

Campanha: Painel que Tosse

Diretor-Executivo: Juliano Hennemann
Atendimento: Jéssica Moraes
Direção de Arte: Douglas Schneiders e Bruno Schneider
Redação: Giovani Picoli
Produção Gráfica: Matheus Serterhenn e Luana Bier Hans
Parceiros que fizeram parte do projeto: Sinergy, Org Studio, Aro-mm, Batuque e Brasão Real