SPR assina rebranding da Master, líder na produção de freios

Em parceria com a Estrategeria, agência executou projeto de branding que resultou no facelift da marca. A nova identidade visual está sendo apresentada ao mercado na Lat.Bus 2024

Líder na produção de freios para veículos médios e pesados no Brasil, a Master Freios, empresa que integra a Randoncorp, confiou à SPR a missão de atualizar a sua marca. O desafio era promover a atualização de uma marca com tradição e confiança, fundada em 1986, mas que precisava refletir a tecnologia empregada em seus produtos e apresentar-se ao mercado com um olhar mais contemporâneo. Em parceria com a Estrategeria, a SPR realizou, inicialmente, um estudo de branding, embarcando em uma imersão para conhecer o mercado, entender o cliente, sua cultura e seu público, alinhar expectativas, reconhecer potenciais do negócio, entre outras questões estratégicas e mercadológicas.

Concluído o projeto de branding, a equipe de design da agência debruçou-se nos estudos para atualizar a marca. Tendo em mente a tradição da Master que tem quase quatro décadas de trajetória, a SPR entendeu que o caminho mais assertivo seria manter os elementos visuais da marca, porém adaptando-os para um design mais contemporâneo.

A identidade visual passou por um facelift com mudanças sutis, porém significativas. Preservando a essência e elementos da marca antiga, a equipe de design liderada por Rafael Ternes inspirou-se na pinça presente no freio, buscando simbolizá-la através de um detalhe que acompanha a silhueta da letra M – da mesma forma que a pinça acompanha o disco de freio. Além do símbolo, também foram desenhadas as letras do nome, dando a ele mais personalidade e conferindo à marca mais dinamismo e performance. As cores principais, marinho e vermelho, foram fortalecidas, pois, apesar de já existentes, costumavam ceder espaço para outras cores que não favoreciam a comunicação da marca.

“Ao contrário de um redesign que permite maiores mudanças, o facelift precisa evoluir a marca sem interferir na sua essência. Dependendo do ponto de vista, os ajustes podem ser sutis para alguns e densos para outros. Por isso, o facelift de uma marca é sempre um grande desafio”, pondera Rafael Ternes, head de design da SPR.

O lançamento do novo posicionamento da Master, que passa a adotar o sloganToda Rota Mais Segura”, acontece na Lat.Bus 2024 – Feira Latino-Americana do Transporte, que ocorre de 6 a 8 de agosto, em São Paulo. A SPR também é responsável pela comunicação visual do estande da empresa no evento.

Bernardo Bregoli Soares, diretor da Master Freios, destaca que a atualização do posicionamento se alinha ainda mais ao propósito da Randoncorp de conectar pessoas e riquezas gerando prosperidade, e também à visão da Master de proteger vidas com sistemas de freios eficientes.

“A Master é a joint-venture mais antiga da Randoncorp, consolidada como uma marca tradicional e com grande relevância no seu mercado. Então essa revitalização da marca chega em um momento importante, valoriza essa história que vem sendo construída desde 1986 e conversa com o futuro da empresa.”

 

FICHA TÉCNICA

Direção de Design: Rafael Ternes

Design: Rafael Ternes e Gabriel Rosa

Mais sobre a SPR

TRABALHOS

CLIENTES

PRODUTOS

PALESTRAS

BLOG