Imagine se esse desafio é lançado a você:
– Daqui um mês, você irá enfrentar o campeão mundial de xadrez.

O que você faria?

A maioria treinaria muito, estudaria as regras do xadrez, não dormiria até o dia do confronto. Outras tantas já desistiriam de cara, pois não haveria como ganhar do campeão mundial de xadrez.
Marcas entrantes enfrentam estes dilemas quando disputam posição com os grandes líderes de mercado. Elas, normalmente, têm um poder de investimento menor em publicidade, baixam o preço o máximo possível, dão a vida para que o varejista ou marketplace exponha seu produto e tentam estudar cada passo dos concorrentes líderes, tentando encontrar uma brecha de oportunidade.

Voltando ao desafio: se você reparar bem, notará que o desafio não especifica que tipo de jogo você deve enfrentar o campeão mundial de xadrez. E se você o convidasse para uma partida de tênis? Se for bom tenista, sua chance de derrotá-lo é infinitamente maior. Esta é a resposta certa do desafio. Chame o campeão para jogar o que você sabe jogar, nunca o enfrente no campo dele se você não tem a mesma qualificação. A chance de vencer numa situação como essa será nula.
Até os maiores investidores mundiais da bolsa fazem isso para acumular fortunas. Eles nunca vão onde todos estão. Ao invés disto, jogam o seu jogo e ganham fortunas assim. Falo de Warren Buffet e George Soros; adeptos do chamado pensamento reverso, que consiste em fazer exatamente o contrário do que a manada está fazendo.
É por este medo de inovar e tentar jogar o seu próprio jogo que a maioria das marcas lançadas no mercado naufragam nos anos seguintes. Hoje nos EUA, mais de 80% dos novos produtos são extensões de marcas já consolidadas no mercado; exatamente pela dificuldade de se lançar um novo produto fazendo exatamente o mesmo que os donos do campinho.

Então, se você for lançar uma marca nova no mercado ou mesmo tentar reposicionar uma já existente, sinta um pouquinho de frio na barriga (sinta-se vivo) e chame o seu concorrente para jogar o seu jogo, por mais louco que esse jogo seja, você vai ter uma chance de ganhar.

Gustavo Ermel

Diretor de estratégia e inovação

O Gustavo acumula experiência em desenvolvimento, planejamento, consultoria e suporte de estratégias para o posicionamento sustentável de marcas de renome nacional e internacional. E se você pensa em fazer sua marca valer mais, ele é o cara que te ajuda a fazer isso.

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