A cada ano que passa, o RD Summit se consolida como o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. É impressionante a capacidade que o festival tem de se reinventar e surpreender a cada ano que passa. A organização impressiona, a estrutura é excepcional e o nível dos palestrantes está em um patamar altíssimo. São seis salas com palestras paralelas, seguindo trilhas variadas, dependendo dos interesses e do nível de conhecimento sobre os assuntos. Sendo assim, mesmo pessoas que estão começando a conhecer o marketing digital estarão amparadas em trilhas exclusivas. As datas do Summit 2019 já estão marcadas: 06, 07, 08 de novembro. Caso você não tenha tido a oportunidade esse ano, reserve na agenda do ano que vem. Com certeza vale a pena.

    RD Summit 2019. Fonte: Blog da Resultados Digitais

    DESTAQUES DO DIA 07

    Martha Gabriel, consultora, best-seller e speaker

    Você sabia que existe um estudo afirmando que até 2060 todas as profissões que existem hoje serão substituídas por tecnologias de inteligência artificial, caso mantenham o ritmo em que estão avançando? Será um grande desafio conviver com essas máquinas, não tentando barrar sua evolução, mas desenvolvendo o que elas não possuem: a parte humana, ou seja, empatia, ética e emoção.

    Vitor Peçanha, Rock Content

    Não somos bons em gravar números, nem estatísticas. Por isso, a narrativa se torna tão importante na hora de comunicar a mensagem. Peçanha estimulou a plateia a utilizar aspectos psicológicos para criar uma mensagem interessante e, principalmente, tirar a bunda da cadeira para conhecer as pessoas que você está querendo impactar. Assim, fica muito mais fácil entender as chaves que devem ser pressionadas em quem você quer impactar.

    Robert Cialdini. Fonte: Blog da Resultados Digitais

    Robert Cialdini, Influence at Work

    O bom e velho feijão com arroz do marketing. Tão eficiente e tão pouco executado. Cialdini trouxe alguns dos gatilhos mentais essenciais para a persuasão na publicidade. São eles: reciprocidade, escassez, autoridade, consistência, afinidade e consenso. O professor também falou de táticas de pré-suasão, cujo processo consiste em criar todo o cenário favorável antes de as pessoas receberem a mensagem, deixando-as mais dispostas a aceitar sua mensagem. A palestra foi uma grande aula prática de publicidade.

    DESTAQUES DO DIA 08

    Jacco Vanderkooij, Winning by Design

    O vendedor agressivo está pouco a pouco perdendo a sua relevância. Jacco trouxe uma visão diferente de uma metodologia de vendas em que os profissionais estão em busca não apenas de bater metas, mas de ter uma carreira mais significativa. A questão deixa de ser work hard e vai para work smart, com base em metodologias e muita prática.

    Fábio Gurgel, fundador da Alliance Jiu-Jitsu

    A história de Gurgel é interessante justamente por sua mentalidade de querer fazer com que o jiu-jitsu cresça, e não apenas a sua academia. Tanto que ele preparou um curso especial para academias, no qual ele explica toda a sua metodologia, suas ferramentas e sua forma de gestão para quem quiser aprender. Isso mesmo: ele quer ensinar seus próprios concorrentes! Para Gurgel, sua principal dor são pessoas deixando o esporte por terem uma experiência ruim, e não alunos indo para outras academias. Segundo ele, quando um cresce, todos crescem.

    Ricardo Amorim. Fonte: Blog da Resultados Digitais

    Ricardo Amorim, RicamConsultoria

    Empreender é difícil em qualquer lugar do mundo. No Brasil, é quase suicídio. Mas a maré está começando a virar. Em sua apresentação, Amorim destacou pontos importantes da economia e da história brasileira para dizer que o Brasil pode estar diante de um grande momento de investimentos, pautados por uma inflação controlada, redução de gastos (caso sejam aprovadas as reformas do país) e capital estrangeiro entrando no país. Empreendedores, se animem! As coisas podem melhorar!

    DESTAQUES DO DIA 09

    Fernando Kimura, Academia Neuromarketing

    A palestra de Kimura foi um alerta sobre o mundo que estamos criando. Um mundo “egoselfiesta”. A falta de empatia presente faz com que haja um gap com outras realidades alternativas fora das bolhas de cada um. Quem ainda se lembra de Mariana, a maior tragédia ambiental de nosso país? Ou quem já viu o vídeo “quanto custa o outfit”? Há um grande espaço para marcas assumirem essas lacunas e ajudarem não apenas a vender, mas também a resolver questões sociais.

    Glória Maria, apresentadora e musa dos memes

    A capacidade de se reinventar é essencial para todos os profissionais. Depois de anos como âncora do Jornal Nacional e do Fantástico, Glória contou histórias fantásticas, como a entrevista icônica com Freddie Mercury sem saber falar inglês direito, pular do maior bungee jump do mundo (duas vezes!) e participar de um ritual jamaicano que consistia em fumar substâncias “místicas”. Para todas essas empreitadas, ela não estava preparada, mas o que fez ela seguir em frente foi sua determinação para fazer o que tinha que ser feito.

    Guga Kuerten. Fonte: Blog da Resultados Digitais

    Guga Kuerten, ex-tenista e número 1 do mundo

    Nosso labrador humano é realmente um cara especialCheio de carisma, sem ppt, só no sapatinho, ele deu depoimentos impressionantes sobre algo ainda pouco explorado no esporte: o viés psicológico. Deu também detalhes de como todo o apoio que ele teve ao seu redor foi predominante para que ele conquistasse seu primeiro título de Roland Garros ainda muito jovem.

     

    As lições aprendidas

    O RD Summit sempre traz uma variedade enorme de trilhas a serem seguidas, e cada palestrante traz a sua visão sobre os temas propostos. Mas três temas tiveram um destaque especial no evento: transformação digital, o lado humano e processos. Várias palestras mostraram como a tecnologia avança exponencialmente e todos os benefícios que elas podem oferecer, assim como os problemas que elas podem gerar. Os algoritmos poderão realizar uma infinidade de tarefas tão bem quanto qualquer ser humano, senão melhor. Dentro desse cenário, surge a pergunta: o que será de nós depois que as máquinas fizerem tudo o que fazemos? Esse foi o tema de muitas outras palestras, que destacaram as características inerentes dos humanos que irão diferenciar o que fazemos dos algoritmos: ética, empatia e emoção. Outro tema de várias palestras foram questões práticas, sobre como fazer o melhor trabalho possível no menor tempo. Foram compartilhadas diversas metodologias e formas para facilitar o dia a dia, tanto de agências como de empresas. Outro aspecto a ser destacado é a organização de um evento desse porte, feito com maestria pela Resultados Digitais. Dizer que é um evento apenas para profissionais de marketing e vendas é limitar muito o seu potencial. Na verdade, o RD Summit foi feito para qualquer um que queira ser uma pessoa melhor.

    Guilherme Bueno

    Gerente de Estratégia

    Mais sobre a SPR

    TRABALHOS

    CLIENTES

    PRODUTOS

    PALESTRAS

    BLOG