Há nem tanto tempo, o principal meio de se fazer propaganda era de forma massiva. Se você tinha em mãos um produto inovador ou uma solução eficaz, precisava gritar aos sete ventos sobre a sua invenção e torcer para que sua voz alcançasse os interessados.

Hoje, com o avanço da tecnologia, o produto chega até o consumidor das formas mais inusitadas.

Quem nunca esteve em uma janta em que seu primo mostrava as variadas funções de seu magnífico aspirador de pó novo para, no dia seguinte, se surpreender ao receber um anúncio sobre o eletrodoméstico?

E quem nunca viu aquele anúncio insistente na playlist, no Candy Crush, no smartphone, no tablet e na smart TV, que lembra a todo momento que você deveria voltar a estudar e se matricular logo naquela pós-graduação?

E se eu contasse que existe um poder? Uma força oculta que lê a mente do consumidor e faz com que os produtos encontrem o caminho.

O nome dessa inteligência superior e onipresente é “algoritmo”. Hoje, as big techs, como Google, Meta e TikTok, interpretam as ações dos usuários e oferecem serviços de acordo com o que eles desejam. Inclusive, são capazes de oferecer soluções que você nem sabia que precisava.

Pessoas escrevem no Google perguntas que jamais teriam coragem de fazer a um amigo, quem dirá apresentá-las em formulários de pesquisa.

Sabe aquele sintoma estranho que você tinha vergonha de compartilhar com as pessoas? Você o pesquisou primeiro no Google ou falou para o seu médico?

Aliás, para que ir ao médico se seu smartwatch está monitorando a qualidade do seu sono e seus batimentos cardíacos, não é? As tecnologias móveis não foram uma grande inovação só pela comodidade ao usuário final, mas também pela quantidade de dados pessoais que conseguem captar.

Não se preocupe, isso não significa que estão vigiando você.

Ou talvez até estejam, mas você pode usar isso a seu favor.

Sua marca tem um novo produto ou uma nova solução? A SPR utiliza inteligência digital para ajudar você a encontrar o caminho até seu público.

 

Matheus Sesterhenn

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