O que nos faz diferentes de outras pessoas?
Se fossemos robôs, a resposta seria um pouco mais fácil. Um robô pode ser diferente no hardware e no software. O hardware é a parte física, a máquina. Já o software é a programação. Atualmente, a inteligência artificial (I.A.) dos softwares permite que os robôs se programem sozinhos. Quanto maior a base de dados acumulada disponível para o robô, maior será sua capacidade de aprender e de resolver novos problemas.
Não somos tão simples quanto robôs, claro. Mas acho que a comparação pode ser útil. Temos uma parte de nós com a qual nascemos, nosso hardware, e uma outra que podemos desenvolver ao longo da vida, nosso software. Assim como a I.A. aprende com a experiência e melhora o seu código, acredito que nossa inteligência natural também evolui com o acúmulo de conhecimento, nossas reflexões e nossas experiências. Nosso repertório, assim, se torna uma base para o nosso desenvolvimento e uma parte importante de quem nós somos.
Por enquanto não podemos fazer um upgrade do nosso hardware. É mais produtivo concentrarmos nossos esforços em evoluir nosso software. Entendemos, na SPR, que a maneira mais prática de atualizar nosso software e tornar ele diferente é consumindo cultura e conhecimento. Quanto mais diversas as fontes das nossas referências, mais único será o nosso software. E é pra isso que criamos esse blog. Será um lugar para compartilharmos com você tudo que estamos consumindo e achamos interessante. Será um lugar para ler dicas de documentários, filmes, seriados e livros. Tudo para descomoditizar o nosso software.
Fique à vontade e volte sempre!