Coldplay, banda britânica de indie rock formada em meados de 1998, formada por Chris, Guy, Will e Jonny, vem inovando seu trabalho a cada álbum lançado. Conforme eles mesmos relatam, cada álbum é intitulado como uma nova era, e a cada nova era a banda se renova, criando um conceito de identidade para suas redes sociais, shows, vestimentas, instrumentos e todas as outras mídias que a banda apresenta.

Só aqui no Brasil, a banda toca constantemente nas principais rádios, as músicas fazem parte de trilhas das novelas da Globo e dificilmente você deixará de ter contato com os sucessos deles.

A banda de rock alternativo que, a partir de 2008 com a era “Viva La Vida” começou a expandir seus horizontes e evoluiu para uma temática mais pop, hoje em dia é umas das principais bandas capazes de lotar arenas e juntar multidões de fãs para consumirem seu trabalho.

Todo processo criativo da banda é comandado pelo vocalista Chris Martin e conjunto (assim como os Beatles). O chamado quinto integrante da banda que é Phill Harvey, empresário e faz-tudo, mas sem esquecer da participação dos outros integrantes da banda: Guy, que é diretor-geral nos shows, e Will e Jonny, que participam da parte criativa nas composições das músicas.

Coldplay, que já era uma das principais bandas mundiais, com seu último lançamento se tornou universal.

Misteriosamente, em vários outdoors espalhados pelo mundo, era possível encontrar mensagens codificadas. Todas essas mensagens eram centralizadas num perfil intitulado alienradioFM, que lançava coordenadas reais, vídeos e mensagens enigmáticas que apontavam para um segredo de lançamento do trabalho da banda.

As publicações encaminhavam os curiosos fãs para o hotsite www.alienradio.fm; nele, eles deveriam sintonizar canais a fim de desvendar o grande segredo que a rádio alienígena escondia: era a data de 07 de maio, dia do lançamento do novo single Higher Power, que chancela a nova era da banda.

Após os fãs terem desvendado o mistério dessa divertida ação de marketing, as mídias foram inundadas com a divulgação do novo álbum, fazendo presença nas principais ferramentas digitais como Instagram, Facebook e TikTok, além de divulgação OOH nas principais capitais.

No dia 07 de maio, data de lançamento do single, mais uma vez a banda quebrou barreiras para divulgar o seu trabalho e ativar a sua marca, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Thomas Pesquet, astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, quase que literalmente lançou o novo clipe da banda direto do espaço sideral para o universo inteiro ver!

 

As inovações não param por aí. A banda, que já havia lançado em outras eras a tecnologia da “xyloband”, pulseiras eletrônicas iluminadas que eram capazes de interagir com o palco, novamente apostou em tecnologia, no clipe de Higher Power: somos apresentados a hologramas de alienígenas dançarinos que interagem com a banda, sendo uma grande pista para os fãs das próximas interatividades que o Coldplay irá apresentar nos palcos nessa nova temática Sci-Fi.

Os integrantes, caso desistam do ramo musical, certamente poderão se tornar grandes publicitários, porque o Coldplay, diferentemente de outras bandas, não fica apenas lançando novas músicas: a banda está comprometida a vender uma experiência completa aos seus fãs.

Matheus Sesterhenn

Estratégia

Mais sobre a SPR

TRABALHOS

CLIENTES

PRODUTOS

PALESTRAS

BLOG