Nudge, os empurrõezinhos

No início deste ano li um livro do Richard Thaler, que foi o ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2017. O livro se chama Nudge e fala essencialmente sobre economia comportamental e como podemos dar alguns empurrãozinhos para que as pessoas tomem melhores decisões no seu dia a dia, como por exemplo, colocar uma imagem de uma mosca nos mictórios para fazer com que os homens não urinem no chão.

No livro, ele mostra como não somos nada racionais e que normalmente tomamos as piores decisões sem nos darmos conta. Isso geralmente acontece porque os seres humanos têm dificuldade de pagar o preço agora por algum benefício futuro. Exemplo disso é a dificuldade que as pessoas têm em guardar dinheiro para a velhice. Outro exemplo nesse sentido é dos amendoins ou qualquer tira-gosto que se dá a uma pessoa antes de alguma refeição. Se você colocar um pote desses tira-gostos para as pessoas mordiscarem antes de um jantar, é bem provável que elas irão comer aquilo até não terem mais fome e assim não irão aproveitar realmente o jantar. Mesmo sabendo disso e não querendo que isso aconteça, as pessoas comem os tira-gostos. Quando você tira essa comida da frente delas, elas agradecem você por ter feito isso, pois não teriam conseguido se controlar. O livro, como um todo, explora a nossa capacidade de decisão ser essencialmente emocional, desmitificando que há decisões emocionais e outras puramente racionais.

Vale muito a leitura.

Capa do livro: 

Gustavo Ermel

Diretor de estratégia e inovação

O Gustavo acumula experiência em desenvolvimento, planejamento, consultoria e suporte de estratégias para o posicionamento sustentável de marcas de renome nacional e internacional. E se você pensa em fazer sua marca valer mais, ele é o cara que te ajuda a fazer isso.

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