Memes são uma forma divertida de compartilhar experiências que são comuns a todos de forma leve e engraçada.

E as marcas já perceberam isso.

75% das pessoas que pertencem à Geração Z dizem que os memes os ajudam a processar certas emoções.

73% concordam que os memes os ajudam a expressar ideias que normalmente teriam dificuldade em comunicar.

A ORIGEM DOS MEMES

O termo “meme” foi criado em 1976 por Richard Dawkins no livro o “O Gene Egoísta”. O meme, para Dawkins, é a unidade mínima da memória, uma pequena unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro.

O “meme” da memória é o equivalente ao que o “gene” é para a genética.

“Sons, ideias, frases de efeito, modas de roupas, jeitos de se fazer potes ou de construir arcos. Assim como genes se propagam na piscina genética pulando de corpo para corpo via espermatozoides ou óvulos, memes se propagam na piscina memética pulando de cérebro pra cérebro por um processo que, no sentido amplo, pode ser chamado de imitação.”

Richard Dawkins

Ou, de forma bem mais simples que isso, pequenas ideias que são compartilhadas ilimitadas vezes.

Nos dias atuais, meme é o termo que representa os pequenos conteúdos virais da internet que são capazes de comunicar muito dizendo pouco, com uma potência de propagação tão rápida que torna difícil até traçar as origens de criação das imagens.

 

PERSONALIDADES QUE ADOTARAM SEUS MEMES

Você provavelmente já recebeu o meme da “Nazaré confusa”. O corte que deu origem à imagem foi retirado da novela Senhora do Destino (2004). O que você talvez não saiba é que esse meme, oriundo de uma novela nacional, é uma febre mundial, conhecido internacionalmente como “Math Lady / Confused Lady”. A imagem da atriz foi popularizada pela plataforma de memes 9gag e compartilhada e recompartilhada na internet.

Alguma dúvida de que a brincadeira ajudou a imagem de Renata Sorrah?

 

Olho para um lado e para o outro, sei lá o que é, um meme, né? Não sabia, não tinha noção disso. Sei que faz muito sucesso no Brasil. Todo mundo acompanha, tem vários memes de várias coisas, é uma loucura, mas que tinha ido para os Estados Unidos eu não sabia, eles não sabem quem é

Renata Sorrah, acerca de seu próprio meme

Celebridades, influenciadores e, por que não, nós mesmos precisamos estar atentos: a qualquer momento, uma foto, fala ou situação engraçada captada pode se tornar viral e, de repente, você descobre que se tornou um meme.

MARCAS QUE TIRAM PROVEITO DOS MEMES

Devido às suas propriedades virais, hoje, no jogo do engajamento, a utilização de memes é uma prática comum na propaganda. Marcas aproveitam formatos que estão popularizados para passar suas mensagens fazendo o público sorrir e se divertir, e o melhor de tudo, compartilhar enlouquecidamente.

Netflix é um case de sucesso quando falamos de “meme marketing”. Uma das marcas mais queridas da atualidade, ela usa suas redes sociais como uma grande exposição de memes.

Sempre atenta às tendências, a Netflix aproveita os memes que estão viralizando para gerar engajamento em seu conteúdo. A prática faz a marca parecer moderna e leva o público a se envolver com os filmes e as séries produzidos pelo estúdio fora da tela do streaming.

Outro case de marca atenta aos memes é a Dunkin.

Um grande hit dos memes vincula o ator Ben Affleck (que já é um fenômeno viral há algum tempo) com a marca, quando paparazzis captaram o ator fazendo um pedido de delivery tão grande que é incapaz de segurá-los com as mãos. E, desde então, a cada compartilhamento do meme, as pessoas associam a marca ao ator.

A Dunkin sabiamente percebeu a oportunidade e, no intervalo do Super Bowl 2023, convidou Affleck para estrelar o comercial em que aparece trabalhando no drive-thru da empresa surpreendendo o público, abraçando o vínculo que iniciou com os memes na internet e oficializando a parceria. Assista aqui.

“Acho que as pessoas já pensavam que eu trabalhava para a Dunkin.”

Ben Affleck

Com o tom e a estratégia certos, o meme pode ser uma ferramenta poderosa para a sua comunicação.

Matheus Sesterhenn

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