Como tem se comentado em muitos meios, o Big Brother Brasil, um dos principais programas da Rede Globo, soube se reinventar para os tempos atuais criando uma união quase integral entre a mídia tradicional e mídia digital. Sabendo explorar a reação dos públicos da rede na TV aberta, o programa nos ensina várias lições sobre marketing digital.

Dentro da 21ª edição do programa, destaca-se o surgimento de uma nova personalidade, direto do anonimato: a paraibana Juliette Freire, que hoje é um dos perfis nacionais mais comentados, se não o mais relevante.

Com uma ascensão meteórica, o perfil da maquiadora deu um salto de 3 mil seguidores para incríveis 27 milhões ao fim do programa. Com torcida declarada de vários artistas, o perfil tem um engajamento médio de seu público de 7,6%, deixando para trás celebridades como Anitta e Beyoncé, que têm, por exemplo, engajamentos de 1,7% e 1,2%, respectivamente.

Obviamente, existe uma estratégia por trás do perfil de Juliette, e todo esse crescimento não é desordenado. As redes sociais da sister são gerenciadas por uma competente equipe de social media e growth hacking formada pelos profissionais Huayna Tejo e Maria Tereza Falcão.

A dupla usou e abusou da autenticidade da participante e soube utilizar as narrativas geradas dentro do programa nos contextos aqui de fora! Se a sister cantava uma canção e um fã imitava, ou algum fã repetia o look dela, o perfil repostava, gerando um sentimento de proximidade e intimidade com seu público. Além disso, várias das declarações feitas por Juliette eram explicadas e trazidas em contexto em suas redes sociais, sempre contribuindo com o “storytelling”.

O Big Brother sempre foi uma grande fábrica de personalidades para o mercado publicitário: Fernando Fernandes, Mayra Cardi, Kaysar, Grazi Massafera, Sabrina Sato, entre tantos outros. E Juliette já conseguiu entrar para esse hall antes mesmo de sair do programa, já sendo alvo para figurar campanhas de grandes marcas como Avon, Chilli Beans, Riachuelo e L’Oréal.

Um grande exemplo da força do nome de Juliette pode ser encontrado em uma das provas, na qual, em uma dinâmica de Páscoa da Lacta, Juliette citou o ovo de Páscoa Oreo Tripla Camada, causando uma histeria nos internautas que logo esgotaram os estoques dos ovos nas lojas Americanas.

Ou seja, citar seu nome e utilizar sua imagem é garantia de público e engajamento. Estratégia também usada pelo autor deste post.

Matheus Sesterhenn

Estratégia

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