O último lançamento da franquia de jogos esportivos da EA que promove a marca da principal federação de futebol, FIFA 22, desenvolveu uma tecnologia que promete revolucionar a animação de personagens em jogos desse gênero.

A tecnologia captou os movimentos dos jogadores e instalou, dentro do seu novo algoritmo, o sistema que irá, por meio do machine learning (ou “aprendizado de máquina”) estudar mais de 8,7 milhões de frames captados da movimentação real dos atletas e, então, gerar as animações e reações dos jogadores em tempo real.

Explicando de uma forma mais simples e fácil: os personagens terão ações naturais e espontâneas, como se fossem os próprios jogadores de carne e osso!

Para divulgar a tal tecnologia, a EA produziu uma campanha que questiona: “Se somos capazes de reproduzir a realidade, o que ainda nos torna humanos?”. O filme foi idealizado e desenvolvido pela equipe FIFA Marcom da EA Sports, com direção criativa de Sanam Petri e direção de Chris Boyle, da Private Island. Link para o comercial aqui.

trailer fifa22

Recheado de estrelas do mundo da bola, a campanha coloca Mbappé, Zidane, Rooney e Beckham em comparação com seus sósias virtuais, além de conter no elenco da campanha uma participação especial do novo queridinho da cultura pop, Ryan Reynolds.

Futebol e propaganda são antigos aliados. O esporte mais popular do mundo sempre foi base para comerciais criativos que caem no gosto do público.

Por exemplo, os históricos comerciais da Pepsi, como a campanha “Ok Corral”, de 2003, em que foi criada uma cena de disputa de pênaltis no velho-oeste entre os elencos do Manchester United e Real Madrid. Link para assistir aqui.

David Beckham Pepsi

Ou aquela vez que a Pepsi fez Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos se vestirem de guerreiros medievais. Se não viu, , você pode conferir aqui.

Ronaldinho Pepsi

Futebol e propaganda são uma combinação tão forte que pode inclusive influenciar a cultura nacional.

Você sabia que a máxima “jeitinho brasileiro” é oriunda de uma propaganda futebolística?

Em um comercial de 1976 para a marca de cigarros Vila Rica, o meia-armador campeão do mundo Gérson profere a frase que se tornou a famosa “Lei de Gérson”, do malandro que gosta de levar vantagem em tudo. Veja o comercial aqui. 

Gerson

Muitas propagandas marcantes vinculam o futebol e marcas, qual a sua preferida?

 

Matheus Sesterhenn

Estratégia

Mais sobre a SPR

TRABALHOS

CLIENTES

PRODUTOS

PALESTRAS

BLOG