Na propaganda, temos como essência do nosso trabalho entender o que motiva as pessoas a pensar como pensam, agir como agem, comprar o que compram e todos os gatilhos no meio do caminho. 

O time que torço, as páginas que sigo, os influenciadores que admiro e o tênis que eu compro. Declarações das nossas únicas e especiais personalidades. 

Os propósitos, motivações e as relações complexas das pessoas são a base para fazer o que a propaganda faz, influenciar comportamento.  

Usamos de surveys, entrevistas, etnografias e demais ferramentas de pesquisa para se conectar com o público e tentar desvendar os seus segredos. 

 Mas, às vezes essas descobertas podem vir de lugares não convencionais. 

 Jocko Willink, Navy Seal & Social Influencer 

Para você descobrir a solução do problema, você precisa sair do problema. 

Império dos chimpanzés (NETFLIX 2023), docu série destinada para o seleto grupo de pessoas que curtem documentários sobre macacos, mostra os registros de uma equipe de biólogos que acompanhou por 30 anos, dentro da selva de Ngongo, o maior bando de chimpanzés já registrado.  

Para a nossa sorte, com o passar do tempo os animais se acostumaram com a presença dos cinegrafistas e começaram a ignorar a presença das câmeras e agir naturalmente (semelhanças com seu reality show preferido são meras coincidências) captando pela primeira vez imagens fantásticas de como esses animais se comportam no seu ambiente natural. 

É muito interessante ver a forma como as ambições destes animais os fazem se organizar em suas hierarquias na luta por recursos, criando relações, desenvolvendo alianças, promovendo líderes e a necessidade desses mesmos líderes manterem sua posição social através de mais alianças. 

Desde que vi a complexidade das relações que os chimpanzés têm um com o outro, não consigo deixar de pensar, será que somos tão únicos assim? Realmente somos mais sofisticados que nossos primos primatas ou talvez a linha entre o comportamento humano e a do animal seja fina?  

O documentário deixa as fronteiras entre humano e animal tão estreitas que você pode começar a enxergar as pessoas ao seu redor de forma diferente. 

Recomendo a todos a assistir o documentário, venha fazer parte do seleto grupo de pessoas que assistem documentários sobre macacos. A mãe natureza é uma ótima contadora de histórias e você pode se surpreender com os dramas vividos pelos chimpanzés de Ngongo. 

Talvez observando os macacos você descubra algo sobre seu consumidor. 

Ou até sobre você mesmo! 

Matheus Sesterhenn

Estratégia

Mais sobre a SPR

TRABALHOS

CLIENTES

PRODUTOS

PALESTRAS

BLOG