Em um mundo competitivo como o que vivemos, a escolha das palavras certas pode fazer toda a diferença entre uma campanha bem-sucedida e um fracasso. Entre todas as palavras do vocabulário, uma se destaca como a mais poderosa da persuasão: “você”.
Você é egoísta
Você é egoísta por natureza. Desde os tempos pré-históricos, quando recursos como comida e abrigo eram escassos, o egoísmo era uma maneira de assegurar a própria sobrevivência. Naquela época, pensar primeiro em si mesmo e garantir o próprio bem-estar era crucial para continuar vivo.
Hoje, o cenário mudou. Não lutamos mais pela sobrevivência da mesma forma, mas o instinto egoísta permanece, agora focado na satisfação pessoal. Um estudo publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra que quando falamos sobre nós mesmos, partes do cérebro ligadas ao prazer são ativadas. Isso é porque, quando você fala sobre si mesmo, você se sente bem.
As pessoas adoram falar de si mesmas. Esse comportamento não mudou com a evolução, e pode ser observado diariamente. Quando você conversa com alguém, frequentemente a outra pessoa está falando sobre si mesma. Redes sociais como Twitter e Facebook são um reflexo disso, onde as pessoas constantemente expõem o que pensam ou sentem.
Use a palavra você
Para quem vende, o fato de que as pessoas sentem prazer em falar sobre si mesmas é ouro. Ao escrever, você deve fazer com que o cliente sinta que está falando sobre ele. Use a palavra você sempre que puder.
Além de trazer a ideia de ser algo exclusivo e pensado para aquela pessoa, você coloca ela como centro, dando ênfase e falando diretamente sobre ela. Isso faz com que ela preste mais atenção ao que você tem a dizer e crie uma conexão mais forte com a sua mensagem.
A venda não é sobre você ou sobre o produto
Esqueça você, o seu expert ou o seu produto. A venda é sobre o cliente. Use fontes, imagens e palavras que você talvez não goste, afinal, a copy não é para você. Ao fazer isso, você se torna um copywriter muito mais persuasivo e eficaz.
Crie uma conexão imediata com o cliente
Quando você usa a palavra “você” no seu copy, cria uma conexão imediata e poderosa. O cliente se sente importante, ouvido e valorizado. Isso torna seu copy mais envolvente.
Como implementar o “você” no seu copy
Ao escrever, pense sempre no que o cliente quer e como ele se sente. Use a palavra “você” para mostrar que entende suas necessidades e desejos.
Faça perguntas diretas, como “Você já pensou em como isso pode melhorar sua vida?” ou “Você gostaria de ver resultados mais rápidos?” Isso faz com que o cliente se sinta parte da conversa e mais inclinado a prestar atenção ao que você está dizendo.
Evite falar de si mesmo
É natural querer destacar suas próprias qualidades, seu produto ou sua expertise. Mas lembre-se, o cliente está mais interessado em como você pode ajudá-lo. Em vez de dizer “Nós somos os melhores no mercado”, diga “Você merece o melhor que o mercado pode oferecer”. Essa mudança de perspectiva faz uma grande diferença na forma como a mensagem é recebida.
Em um mundo onde a atenção é disputada a cada segundo, usar a palavra “você” no seu copy é uma estratégia poderosa para captar e manter o interesse do cliente. Quando você coloca o cliente no centro da sua mensagem, você não só aumenta as chances de engajamento, mas também constrói uma relação mais forte e duradoura com seu público.
Para isso, você precisa definir muito bem a sua persona e o seu público alvo, mas isso é assunto para um outro artigo.