Você já deve ter visto um daqueles filmes sobre espiões. Durante anos, o personagem infiltrado precisa planejar muito bem as suas escolhas para estar numa posição privilegiada em relação ao seu alvo.
Para concluir a missão de infiltrar um espião, é necessário muito esforço e planejamento.
O engraçado disso é que, se pararmos para pensar, a maioria das qualidades que formam um bom espião é similar às que a sua marca precisa para se infiltrar na mente do consumidor.
Vamos ver algumas delas?
Visão estratégica
Espiões são profissionais oriundos de departamentos de inteligência. Dessa forma, uma das suas principais atribuições é estudar muito os seus alvos, afinal, de que outra forma eles conseguirão ter êxito na sua missão?
Para a sua marca, esse planejamento também é vital. Estude seu mercado, seus consumidores e sua concorrência em busca de brechas no sistema.
Foco
Deve ser bem difícil a vida de um espião. Imagine você passar 10 anos morando infiltrado com o inimigo: quantas distrações se tornam armadilhas para que você esqueça o seu papel na missão e coloque tudo a perder?
A mesma coisa acontece com as empresas. Mantenha o foco e esteja ciente das possíveis armadilhas e emoções que colocam em risco todos os seus esforços e distanciam você dos valores do seu negócio.
Trabalhe com os setores de RH, Marketing, Operações e todos os outros para garantir que sua cultura e suas comunicações internas mantenham as pessoas engajadas e focadas na visão da sua marca.
Bisbilhotagem
A principal função de um espião é captar informações valiosas, e sua marca deveria fazer o mesmo.
Você sabe onde buscar boas informações para seu negócio? Vá até a ponta final do processo, escute os seus consumidores. O que eles estão falando nas ruas? E em frente à gôndola do seu produto? Qual é a percepção da sua marca nas redes sociais?
A visão interna do negócio é importante, mas nada melhor do que bisbilhotar a real opinião das pessoas sobre a sua marca e descobrir os segredos delas.
Confiança
Um espião só conclui a missão quando conquista a confiança do seu alvo e, para isso, é necessário anos de relacionamento.
A mesma coisa acontece com o seu negócio. Como você tem se relacionado com o seu público? Você é capaz de conquistar a confiança dele? Com o tempo, a fidelidade dele será convertida em vendas.
E se… formos pegos?
A essa altura, você já deve estar se preocupando. E se, assim como nos filmes, após aplicarmos tantas táticas de espionagem, formos descobertos? Não tem problema nenhum, pois diferentemente dos espiões, temos apenas boas intenções.
Se precisar de ajuda para entrar no território do seu consumidor, conte com a gente.