Com o conceito “Quem é mãe sabe”, campanha de reposicionamento da marca reforça a cultura do acolhimento e da resolutividade que diferenciam a instituição referência em saúde no RS
A SPR fecha o ano de 2021 com o lançamento de um dos grandes desafios assumidos ao longo deste ano pela agência: criar uma campanha institucional para reposicionar a marca do Hospital Mãe de Deus, instituição considerada referência em atendimento médico-hospitalar no Rio Grande do Sul. A agência imprimiu a sua tradicional ousadia e criatividade para descommoditizar a comunicação do hospital com os públicos interno e externo e traz uma campanha com boa dose de emotividade e que ao mesmo tempo reforça os pilares e principais diferenciais da instituição: a resolutividade e o acolhimento.
O ‘resolver’ está alinhado com questões técnicas, clínicas e de estrutura, reforçando o foco em tecnologia, inovação, novos serviços e a busca da evolução constante para oferecer as melhores soluções para a saúde dos pacientes, enquanto o ‘acolher’ está associado ao carisma das origens da instituição – a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas – e sua natureza filantrópica por meio da mantenedora Associação Educadora São Carlos (AESC) e das unidades que atuam diretamente na saúde complementar.
“Resgatamos esse lado mais humano na campanha. No processo criativo reforçamos questões como o nome do hospital e todo o cuidado, carinho e zelo que a equipe tem com os pacientes. Daí veio a ideia de ‘coisa de mãe’, para mostrar que o Hospital Mãe de Deus consegue fazer as pessoas se sentiram cuidadas como aquela pessoa que mais sabe resolver os problemas e acolher, que é a nossa mãe. Ela é um símbolo de alguém que resolve, ampara, protege e acolhe. Todo mundo tem essa pessoa na vida, talvez seja o pai, a avó, a vizinha que é uma mãe. A pessoa que cuida pode ser também o médico ou a enfermeira. Essa é a ideia da campanha. Quando ouvimos a palavra ‘mãe’, nos apropriamos de acolhimento”, explica o diretor de criação da SPR, Fábio Henckel.
Desse propósito nasceu o conceito “Quem é mãe sabe”. O filme da campanha narra o acolhimento de duas maneiras. Primeiro, apresenta o hospital sob o prisma da emocionante carreira da enfermeira Laura, que inicia sua jornada profissional no Mãe de Deus e é recebida por uma sênior, que a pega pela mão e diz: “vai dar tudo certo”. Ao longo do filme, a profissional vai evoluindo e aprendendo novas técnicas, mas sempre com acolhimento. Esse sentimento é igualmente compartilhado pelos pacientes, que associam os cuidados recebidos na instituição aos da mãe.
“A enfermeira cuida dos pacientes com tanto carinho e zelo que os faz terem um flashback para a infância, porque mãe é que sabe cuidar de verdade. É um projeto inclusive de força de identidade interna, de endomarketing. Essa é a grande marca que está sendo construída para o Mãe de Deus”, complementa Henckel.
LANÇAMENTO DA CAMPANHA NO CINEMA
O lançamento da campanha institucional “Quem é mãe sabe” ganhou impacto e repercussão junto ao público interno do Hospital Mãe de Deus pela maneira inusitada com que aconteceu: em uma exibição exclusiva no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas. Além de assistir e se emocionar com o conteúdo do filme, a equipe de gestores e de enfermagem foi impactada com a recepção, com direito a pipoca e bebida, servidas pela diretoria da instituição, que os recebeu de avental, mostrando que o papel da liderança é servir.
“Foi uma grata surpresa para os profissionais quando chegaram e o resultado foi incrível, tanto o conteúdo e a forma, como o nível de aprovação, de pertencimento”, avalia Thiago Baisch, diretor Institucional e de Mercado da mantenedora do hospital. E completa: “A campanha foi muito assertiva, feita por muitas mãos, o nosso time e o time da SPR. Chegamos a um produto final muito competente, que traduz o equilíbrio entre esses dois pilares, o acolher e o resolver. O cliente do Mãe de Deus encontra aqui um saber resolutivo, técnico, mas também de acolhimento, desse sentimento de mãe. E quando olhamos para dentro da equipe, a ação também valoriza a jornada das pessoas que estão aqui dentro, como elas se comprometem quando atendem e o quanto se autoacolhem. Somos 4 mil profissionais aqui e nós também ficamos doentes e precisamos da resolutividade e do acolhimento.”
Conheça o filme da campanha.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Quem é mãe sabe
Peças: Ilustrações, filme, jingle, anúncio, front, outdoor e identidade visual para o Hospital
Cliente: Hospital Mãe de Deus
Agência: SPR
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz
Planejamento: Guilherme Bueno
Atendimento: Mariane Fernandes
Assistente de Atendimento: Gabriela Lampert
Direção de Criação: Fábio Henckel
Direção de Arte: Bruno Schneider
Redação: Fabrício Pereira
Designer: Rafael Ternes
Assistente de Design: Gabriel Rosa
Arte-finalização: Joel Nunes
Revisão: Bruna Vilagran
Mídia: Mariana Espindola
Produção Gráfica: Branca Cardoso
Fornecedor: Filme e Ilustração – Pé Grande | Jingle – Batuque
Aprovação do Cliente: Silvana Schmidt e Fernando Lemos