Extremamente criativos, conectados e engajados. A geração Z, formada por aqueles nascidos em 1997 e 2012, são indivíduos que já nasceram em meio à revolução digital e, dessa forma, sentem-se plenamente à vontade ao se expressarem em ferramentas digitais. E sua visão de mundo tem criado novos comportamentos para as marcas.
A forma como eles interpretam o mercado tem gerado revoluções nos meios de se comunicar. Cocriação e interação são a chave; estamos falando de um grupo de indivíduos acostumados a utilizar redes sociais que permitem um diálogo de conexão e interatividade. Eles buscam essas mesmas virtudes naquilo que consomem e oportunidades de construir, criar, projetar e ter ideias com suas marcas preferidas.
Caso sua marca esteja se preparando para se adaptar e atender às demandas dessa geração, saiba que esses jovens buscam interagir com marcas que entendem a sua linguagem criativa e sejam capazes de fornecer oportunidades de expressão para esse grupo, e tanto faz se essas ações são reais ou virtuais.
Para isso, muitas marcas estão recorrendo ao “metaverso”, terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “internet”.
Devido à digitalização, novos e criativos canais de mídia surgem todos os dias, e os videogames, por sua interatividade, se tornaram um canal popular para se conectar com os consumidores. Dessa forma, jogos, que por muito tempo foram apenas uma forma de entretenimento, têm se tornado uma potente ferramenta de marketing.
Segundo a empresa de análise de dados “Statista”, existem 3,2 bilhões de jogadores no mundo todo. Essa quantia é uma boa parcela de pessoas que sua marca gostaria de impactar, não é verdade?
Uma das principais plataformas on-line quando o assunto é interatividade e metaverso é o Roblox, jogo on-line que permite que jogadores criem mundos e experiências virtuais dentro da plataforma de modo interativo. Por isso, o Roblox tem sido uma ferramenta interessante para cocriar com o público.
“Vans World” é o casamento entre Roblox e a empresa de confecções para vestuário e skate Vans. A marca criou seu próprio servidor dentro do game, onde possibilita que os usuários criem seu próprio design de tênis para utilizarem como avatar no jogo, fomentando a autoexpressão dos jogadores e os aproximando da marca. Warner Bros., Hasbro e Gucci são outros exemplos de grandes marcas que também já realizaram ações na plataforma.
Outra plataforma que tem dado o que falar ao combinar jogos, universos virtuais e marketing é o jogo de multiplayer online Fortnite, criada pela empresa Epic Games, ganhou notoriedade em 2020 ao realizar um gigantesco evento in-game.
Outra plataforma que tem dado o que falar ao combinar jogos, universos virtuais e marketing é o jogo de multiplayer on-line Fortnite. Criado pela empresa Epic Games, ele ganhou notoriedade em 2020 ao realizar um gigantesco evento in-game.
A empresa convidou os jogadores para assistir a um show totalmente virtual do rapper Travis Scott dentro da plataforma: cerca de 28 milhões de pessoas acompanharam o evento em tempo real. Caso tenha interesse, o evento completo está disponível para assistir aqui. <<<
A empresa, que é apontada como uma das grandes idealizadoras dessa revolução virtual, recentemente recebeu um aporte de US$ 1 bilhão para ajudar a desenvolver o metaverso. Os investidores estão apostando que, no futuro, a Epic Games possa proporcionar aos usuários a oportunidade de ir ao show do seu artista internacional favorito do conforto do seu sofá.
Pensando em exemplos mais próximos, marcas nacionais também já estão apostando em campanhas no metaverso.
A Renner inaugurou uma loja dentro do Fortnite! Como ativação final da ação, convidou o público presente virtualmente para realizar uma votação interativa para a escolha de novas estampas que seriam comercializadas na loja física.
Por meio de ações dentro de jogos virtuais, as marcas conseguem transformar espectadores passivos em participantes ativos. Esses participantes ativos sentem fidelidade e propriedade das marcas com as quais decidem se engajar. As marcas que adotarem esses novos métodos serão capazes de captar com sucesso a atenção do público e garantir sua relevância contínua, tanto no mundo real quanto no virtual.
E você? Vai levar sua marca para dentro do metaverso?